segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Rivalidade ou puro marketing? Brasil x Argentina



Por que eu resolvi levantar essa lebre? Justo eu que me divirto a beça com os tombos que nossos hermanos levam no esporte!

Pura e simplesmente porque essa rivalidade já não anda tão forte como antigamente.


Vemos hoje, um futebol cada dia mais globalizado. Já falei disso antes, mas nunca acharíamos que um dia veríamos argentinos de renome (não veteranos) jogando no Brasil. Nem que um dia admiraríamos eles tanto como os craques brazucas. Dos célebres álbuns de figurinhas ás comunidades do Orkut "eu sou fã do Messi", do Riquelme ou do D' Alessandro, os craques argentinos cada dia caem mais no gosto dos brasileiros, aliás, do mundo inteiro.

Isso graças a uma geração mais nova, que não torce mais só para o São Paulo ou Flamengo, Internacional ou Cruzeiro.

Muitos até sem nem saber como se pronuncia direito soltam assim: "eu torço pro Manchester", ou quando a gente pergunta qual é seu jogador preferido a gente ouve: "Ibrahimovic". hehehe

Justiça seja feita, europeus dão um baile nos americanos (incluindo nós) no que diz respeito a organização no futebol. A começar pelos times, que investem horrores em superestrelas que podem ajudar (ou não) sua equipe a conquistar algum título. Mas comcerteza aumentam as receitas do clube que tem retorno de cada milhão de euro investido no cara.

Fora, os estádios lindos, as torcidas apaixonadas que lotam as arenas, e toda a publicidade que gira em torno desse "business" que é o futebol.

Por isso eu pergunto: Será que brasileiros e argentinos ainda tem toda essa rivalidade? Observei num canal de tv a cabo latino americano que a campanha da Gillete veicula em quase todos os países com seus 4 "prodígios" do esporte: Roger Federer (tênis), Tiger Woods (golf), Tierry Henry e Kaká (futebol). Vi várias e várias versões dessa propaganda, até mesmo européias, com esse "line-up" de garotos-propaganda. Mas adivinha aonde a propaganda é diferente? Na Argentina.

Ao invés de colocarem o Kaká, apareceu Lio Messi na propaganda. Espanto? Não para mim, pois essa rivalidade é muito alimentada por colegas publicitários dos 2 países, que na minha opinião, são os países mais criativos no que diz respeiro a propaganda mundial.

Daí eu me pergunto: será que na propaganda da Espanha, aparece o Nadal ao invés do Federer? Ou que na versão italiana, Henry é trocado pelo Luca Toni ou pelo Del Piero? Fica a pergunta.

O papo está ficando extenso mas vale a reflexão: essa rivalidade está se acabando ou ainda vamos lembrar que ganhar da Argentina é bom até no par ou ímpar?

Não sei dizer, mas admiro muito nosso país vizinho. Abraço a todos.

Um comentário:

Rodrigo Brandão disse...

Engraçado como isso não sai de moda né,a Volkswagen, está com sua campanha seguindo a mesma linha!...Rivalidade eterna!
Por Rodrigo Brandão