quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Claro que essa vai pro Blog - Marketing Esportivo


A mente do pessoal de publicidade e de marketing não tem limite mesmo. Ainda mais na área esportiva. Já não se vê mais os craques da bola seja ela qual for, desempenhando apenas a sua função de craque, nos abrilhantando com seu talento esportivo.

Vemos hoje esses atletas como superestrelas da tv, em campanhas de tudo quanto é tipo de produto, sendo padrinhos de não sei quem, embaixadores de não sei lá aonde.

Mas o que mais me impressiona é a criatividade com que os grandes clubes europeus tratam a venda ou a compra de algum jogador. A expectativa criada na torcida por algum craque que chega. E é claro que isso é revertido para o caixa do clube em cifras inimagináveis. Um exemplo claro disso foi a chegada do "Spicy Boy" David Beckham ao Real Madrid, que na época, foi uma das maiores transações da história do futebol. Não me lembro direito o quanto, mas foi algo na casa dos 50 milhões de euros.

O mais incrível disso é que o cara simplesmente devolveu todo o investimento que o clube fez em venda de camisetas! E mais! Sem sequer ter pisado na grama do Santiago Bernabéu para jogar pela nova equipe!

Agora uma que eu achei demais e que me valeu esses 5 minutinhos que eu parei de trabalhar.

Robinho, craque do Real, acabou de ser vendido ao Chelsea, da Inglaterra, time antigo de lá, que estava no limbo até chegar um "bom samaritano" investidor russo, que injetou uma fortuna absurda no time, que hoje é uma potência nesse mundo do "business football".

Recentemente contrataram o técnico/paizão/xerifão Luis Felipe Escolari, pra ver se ele apaga a fogueira das vaidades que come solta no Stanford Bridge, e tenta fazer daquela constelação um time.

Mas voltando ao Robinho e ao marketing esportivo, entrei no site do UOL para ver as notícias, e vi uma foto de uma camiseta do Chelsea com o nome Robinho e ao invés do número, a sigla TBC: "to be comfirmed" ou a ser confirmado, pura e simplesmente por ainda não decidirem qual o número a ser usado por ele.

Não preciso nem fala que a camiseta já vendeu horrores. Parabéns mais uma vez aos ingleses, pais da profissão que eu escolhi. Valeu o post pela criatividade.

Texto extenso...mas explicativo.

Um abraço e exercitem sua criatividade também!

Um comentário:

K-Dee disse...

Putaqueopariu! Como cê tá poético, hein! Nem parece o Rodorfo que eu conheço! Hehe!
Mas, tudo bem. Tá ótimo seu blog. Beeeem publicitário. Vê se visita o meu:www.popcultureobsession.tk.

*bjomeliga*